sábado, 22 de agosto de 2009

Micro Audio Waves


Micro Audio Waves é um grupo português. Originalmente um duo formado por Flak (guitarrista dos Rádio Macau) e C. Morgado (instrumentos electrónicos) o grupo apareceu em 2000, e começou por desenvolver composições com uma orientação minimal e experimental. Esse primeiro estilo pode ser ouvido no seu primeiro álbum Micro Audio Waves, lançado em 2002.

Com a entrada de Claudia Efe (vocals) como membro efectivo do grupo, o projecto assume uma nova direcção. A electrónica mais purista foi substituída por canções electro-acústicas de estrutura mais clássica, sem trair a componente experimental. O álbum "No waves", lançado em 2004, foi considerado como um dos mais excitantes álbums do ano por John Peel da BBC Radio One, e ganhou o Qwartz Electronic Music Awards em Paris (melhor álbum e melhor videoclip).

O sucesso principal foi a canção "Fully Connected", na qual as instruções de montagem de um aparelho de estúdio (ligeiramente alteradas, por exemplo "until the cable is fully connected" passou a "until the body is fully connected") são cantadas de uma maneira muito sexy por Claudia Efe. O mesmo tipo de letra aparece na canção "sold out" (instruções de um processador de som).

Outro álbum, Odd Size Baggage foi posto à venda em Abril de 2007. Duas canções, "down by flow" e "odd size baggage" já tinham sido apresentadas. A canção "odd size baggage" mantém a tradição de letras baseadas em folhetos de instruções, neste caso as de um serviço de protecção anti-roubo, StopTrack. Este folheto foi a única coisa que sobrou quando o computador portátil em questão foi roubado.

Em 2009, os Micro Audio Waves juntam-se ao coreógrafo Rui Horta para criarem "Zoetrope", um espectáculo multimédia sob a forma de concerto encenado, híbrido entre a música, o vídeo, o movimento e a poesia. Após estreia mundial em Moscovo, "Zoetrope" tem percorrido vários palcos nacionais e internacionais. Uma edição em DVD está prevista para Outubro de 2009.

Refs.,Y.,B.M.,E.L.

Sem comentários:

Enviar um comentário