sábado, 4 de julho de 2009

Paulo Bragança


Nasceu na então colónia portuguesa de Angola, tendo regressado com os seus pais para Portugal com doze anos, acabando por ir viver para a nortenha cidade de Bragança.

Desde muito novo esteve exposto ao fado pelo facto do seu pai tocar guitarra portuguesa como fadista amador.

Bragança foi para Lisboa para estudar num curso de Direito e começou a cantar no Bairro Alto, tendo em 1988 actuado numa noite de fado promovida pela Associação Académica de Lisboa. Esta experiência inspirou-o a seguir uma carreira musical, gravando o seu primeiro trabalho em 1991.

Por estes primeiros tempos, Paulo Bragança tentava chocar os mais tradicionalistas do mundo do fado, por exemplo, pela forma de vestir, usando camisolas de manga curta ou casacos de cabedal e calçando botas de combate ou cantando totalmente descalço. Cantar descalço seria um pormenor pelo qual passaria a ser imensamente reconhecido.

Em 1993, participou no 29º Festival RTP da Canção com o grupo Cid, Bragança & Ca. Lda., formado com José Cid, tendo o tema "O Poeta, o Pintor e o Músico" arrecadado o 2º lugar, numa edição vencida por Anabela.

O seu segundo álbum Amai foi editado em Portugal no ano de 1994, pela Polygram, viria em 1996 a integrar o catálogo da editora de David Byrne, a Luaka Bop.

No cinema, participou no filme Tráfico de João Botelho, com estreia em 1997, no papel de "Padre Lino", ao lado de nomes como Margarida Emília Correia, Alexandra Lencastre, Laura Soveral, Isabel de Castro, João Perry, Rita Blanco ou Canto e Castro.

Paulo Bragança canta a Alma de um povo. Digamos que, se a sua voz já por si representa um documento poético, ele está tão próximo do Futuro como de um Portugal Templário. O seu sentir que vibra nas palavras da Poesia e nos sons do seu Ser, é um grito de desafio à Beleza e ao Amor - o verdadeiro Quinto Império dos descobridores da Alma. O seu trovadorismo é a união Sagrada deste povo, com o Portugal Profundo da sua História Oculta. Paulo Bragança representa-se na Arte; o Mistério é a sua Lei. Ele profetiza, cantando, o regresso definitivo de uma Civilização Espiritual.Refs.B.M.;E.L.

1 comentário:

  1. Olá,

    Há info em comentários de 1 artigo sobre Paulo Bragança no Portal do Fado que diz que Paulo Bragança acabou recentemente um film na Irlanda no qual desenpenhou o papel principal. Ver link http://www.portaldofado.net/content/view/362/67/

    O filme chama-se Henry & Sunny e está no facebook no link seguinte http://www.facebook.com/pages/Henry-and-Sunny/18593646653

    Paulo Bragança tb tem myspace http://www.myspace.com/paulobraganca e tb está no facebook.

    O seu blog é interessante. Parabéns

    Regina

    ResponderEliminar